Inteligência Coletiva

.: Inteligência Coletiva :.
Uma inteligência distribuída por toda parte: tal é o nosso axioma inicial. Ninguém sabe tudo, todos sabem alguma coisa, todo o saber está na humanidade’. (
Pierre Lévy)

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Servidor Apache em derivados do DEBIAN




Servidor Apache em derivados do DEBIAN


Web um grande marco para à humanidade, um grande avanço e uma forma diferente de se ver o mundo em diversos seguimentos. Vê-se falar nos dias atuais sobre Web 2.0, sistemas de alta performance, aplicações rodando via browser, trafego direto, indireto, segurança da informação e diversos assuntos que tratam o mundo da web. Com o aumento do uso das aplicações rodando via web, vê-se necessário a utilização de clusteres e aplicações maduras para gerenciar processos, e possibilitar à excelência dos resultados.

Hoje existem diversas aplicações para hospedagem no seguimento de web server, soluções de códigos fechados e soluções de código aberto, que possibilitam agilizar os processos e atividades diárias das organizações. O servidor web mais usado na atualidade é o apache durante anos de desenvolvimento, ele conquistou a confiança e a respeito de seus usuários e corporações sendo o melhor web server de código aberto.

A origem da Fundação Apache (Apache Foundation) vem daí: Brian Behlendorf e Cliff Skolnick passaram a controlar "patches" (adição de recursos ou correções) atrás de uma lista de discussão. Dessa lista foi formado o grupo, constituído inicialmente de 8 pessoas. O nome da fundação parece ter sido baseado nessa característica (uso de patches), já que pode ser interpretado como um trocadilho com a expressão em inglês "a patchy". No entanto, segundo os desenvolvedores do servidor, o nome é baseado numa tribo americana de nome Apache.

O Apache hospeda mais de 60% dos sites em web serveres no mundo todo. Sendo ele considerado um software de alta segurança e excelente performance, o apache tem alcançado objetivos surpreendentes, bem como, romper a operabilidade de softwares proprietário em diversos sentidos, grande suporte de módulos para diversas linguagens como: Perl, Python, PHP, Java script, .NET, Asp entre outros.

O servidor apache disponibiliza http para paginas armazenadas em determinado host, estas podendo ser acessadas de outros hosts sendo da mesma rede ou não, dependendo da configuração do mesmo. Para que o acesso seja bem sucedido será necessário que os clientes possuam um browser (mozzila, firefox, opera, safari e outros).



cliente web < - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -> servidor web
(Firefox, IE) (Apache,IIS)



O apache tem uma integração excelente com as linguagens de programação web, ele roda com facilidade o php, sendo um aliado quase nativo em sua estrutura, também suporta a linguagem Asp mas dependendo de módulos específicos em determinados casos.
Ele receberá, a requisição das paginas e fara toda a tradução das paginas e enviará aos clientes em código HTML.


Atento em instalações feitas em algumas distribuições percebemos que há algumas diferenças entre arquivos de configuração, sendo diretórios de logs, daemos, e nomes de arquivos de configuração. Nesta publicação iremos ver o processo de instalação do apache no debian etch enas próximas publicações iremos conhecer como instalar e configurar em derivados do Hed Hat.

Para instalar através do mirror do debian use o gerenciador de pacotes apt (Advanced, Package Tolls)
#apt-get install apache2

Para verificar se o apache esta funcionando perfeitamente é digitar no seu browser o numero do endereço da interface de rede que possa ser por exemplo 192.168.0.1 ou o endereço de loopback que se não houver passado por algum tipo de configuração será 127.0.0.1 (default). Em seguida ele mostrará a pagina local do apache ou uma escrita, It works.

Seu arquivo de configuração está dentro do diretório /etc/apache2

/etc/apache2/httpd.conf


Nele podemos configurar a porta de acesso, host virtual, diretórios de hospedagem, e controle de acesso.

Como todo bom programa de código aberto ele utiliza um arquivo de log, que registra os logs dos acessos no apache, seja tanto pelo local host quanto pelos micros da rede. Esse arquivo pode ser encontrado em:

/var/log/apache/access.log

Esse arquivo guarda todas as informações necessárias a respeito dos acessos. A hora que o serviço foi solicitado, o sistema operacional e o browser utilizado. O diretório corrente de armazenamento paz home pages (diretório web), por default é /var/www/ porém pode ser configurado para qualquer diretório no sistema.

No arquivo de configuração do apache temos diversas opções para deixa-lo funcionando como pede todo bom servidor. Como tempo de log, numero de usuários logados no apache, hostnameloockups e outros

O Apache as vezes não carrega um modulo do php5, para resolver esse erro é necessário que se crie um link simbólico, onde dentro do diretório /etc/apache/sites-avaliable tem um arquivo chamado php5.load ele é que responsável por rodar o php5 no apache, porém quando instala o php5 ele não coloca esse arquivo no diretório devido, então pode-se fazer um link simbólico desse aquivo para o diretório /etc/apache/sites-enable com o seguinte comando:

ln -s php5.load /etc/apache2/sites-enable

Nos próximos assuntos iremos ver as diferenças de diretórios e arquivos de configuração nas distribuições derivadas do Hed Hat.

Até a próxima.


Nenhum comentário:

Postar um comentário