Inteligência Coletiva

.: Inteligência Coletiva :.
Uma inteligência distribuída por toda parte: tal é o nosso axioma inicial. Ninguém sabe tudo, todos sabem alguma coisa, todo o saber está na humanidade’. (
Pierre Lévy)

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Linux! Integração social e digital.

É sem duvida uma satisfação enorme participar de um projeto valioso, onde tenho a oportunidade de contribuir em prol do software livre (Linux), isso claro se não fosse por intermédio de meus amigos Hermes e Razgriz! Como ambos como já citaram utilizam software livre como filosofia.

Passados os anos o crescimento e o ganho de mercado que o Linux obteve foi muito significativo, graças ao jovem que naquela época (inicio da década de noventa), impulsionado a criar um sistema operacional próprio, do seu jeito, da forma que ele poderia colocar e retirar da maneira que ele bem interessasse. Não sabia ele que esse projeto teria uma grande repercussão no mundo. Sim é ele mesmo, Linus Torvalds, graças a ele temos a oportunidade de termos um sistema gratuito e de qualidade em nossos computadores.

Em muitos pontos posso citar as qualidades penetrantes do Linux; O Kernel por exemplo possui infinitas natividades, como um banco de dados de drives (módulos), IPV6 desde sua criação e muitas infinidades de qualidades.
Usar Linux trás um conceito de integração social e também digital, grupos e comunidades unem-se para desenvolver aplicações e soluções para a vida dos usuários. Usar software proprietário no inicio era modernidade e hoje não passa de despesas e custos para as grandes empresas, podemos mencionar a falta de segurança que os mesmos oferecem. Grandes empresas hoje procuram difundir o Linux também como esse proposito e quem acaba sendo beneficiado com isso somos os nós usuários, que estamos sempre adquirindo atualizações diárias, sem termos que passar um centavo a ninguém. Este é o motivo que explica o crescimento das distribuições Linux.
Grande incentivo posso da parte das empresas posso citar, a Canonical LTDA por exemplo, responsável pelo projeto Ubuntu juntamente com a Intel contribuindo para o desenvolvimento do mesmo.
Imagine só! São minhões de reais que saem do nosso pais, para as Empresas de Software Proprietário, uma “grana preta” que poderia ficar aqui no nosso pais, para investimento em educação, saúde e muito mais. Mas verdade não quero entrar no mérito de nossas grandes autoridades politicas, vocês sabem por que!
É por isso que sou usuário do Linux, e tenho isso como filosofia sim. Poderia eu usar Windows? Sim! Compara licença? Ai esta a dúvida! O que é a maioria dos usuários fazem, utilizam o sistema mas não tem a licença. Pirataria é crime e crime inafiançável. Os softwares proprietários possuem todoss os direitos reservados e protegidos por lei.
Quando comecei a utilizar Linux obtive centenas de mitos a respeito do sistema tais como: dificuldade de instalar drive, montagem de dispositivos, dificuldade em configurações pois dependem de um arquivo .conf e outros “papos furados”. Logo perguntei será que eu irei realmente aprender a utilizar o sistema, se não sei nem trabalhar com Windows? Claro essas dúvidas virão sempre no inicio de uma migração, você encontrará algumas barreiras fúteis a lhe impedir.
Certo dia o professor mostrou-nos um vídeo no youtube que mudou meu conceito de sistema operacional mostrou FLEXIBILIDADE, ELEGANCIA, E ATRATIVIDADE, contudo eu foi atraido pelo visual, ele nos mostrou o Desktop 3D Beryl que meses depois veio a se integrar com Compiz um projeto fantástico.
É sobre isso que iremos tratar nos primeiros tópicos, Desktop como personaliza-lo, deixa-lo a sua cara, também iremos buscar a compreensão dos comandos básicos instalações de softwares, conceitos sobre file system. Em andamento você usuário Linux utilizará o site para tirar e compartilhar as sua duvidas e quando você perceber, já estará apto a vender soluções para as empresas sejam elas a respeito de sistemas operacionais no geral ou aplicativos relacionados a áudio e vídeo, ao qual os mestres estarão postando em seus artigos. Uma excelente leitura a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário